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Blog Bitrix24

Dicas e novidades sobre o Bitrix24

Destaques


NOTAS DA RELEASE HONG KONG - BITRIX24

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SPRING 2018 - Maio 2018

Foi anunciada a nova release do Bitrix24. Inovadoras e excelentes funcionalidades já estão disponíveis ou serão liberadas em breve.

O número de organizações utilizando a plataforma alcançou a marca de 3.500.000 mundialmente. O Bitrix24 está hospedado em 14 datacenters, 320 servidores (na versão SaaS), suporta domínios em 9 países (USA, Alemanha, Irlanda, Índia, Brasil, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão) e atingiu 130 milhões de acessos diários.

A funcionalidade de criação de sites (landing pages) liberada na release anterior já alcançou a marca de 30.000 sites publicados, que atraíram mais de 990.000 novos leads para as empresas utilizadoras do Bitrix24. A partir de Abril o uso de domínio próprio nos sites criados passou a ser permitido inclusive para as contas grátis!

Novidades:

  1. Adequação à nova lei (GDPR – General Data Protection Regulation) para usuários Bitrix24 da União Europeia – contas dos domínios eu, Bitrix24.de, Bitrix24.pl, Bitrix24.fr são hospedadas em território Europeu. Clientes dos planos pagos que queiram migrar para estes domínios podem solicitar a migração dos seus dados sem custo através do suporte Bitrix24.
  2. CRM Marketing, que já estava disponível há alguns dias, permite agora melhor segmentação dos destinatários das campanhas de e-mail, SMS ou voz.
  3. Os principais módulos ou componentes da plataforma continuam sendo Comunicações, Tarefas e Projetos, CRM; Sites mudou para Sites e Lojas; Open Channels trocou de nome para Contact Center.
  4. O módulo de Comunicações é composto de:
    1. Fluxo de Atividades (timeline)
    2. Chat (inclui voz e vídeo)
    3. Drive (compartilhamento de arquivos)
    4. Gerência de Documentos
    5. Calendários
    6. Grupos de Trabalho e Extranet
    7. Controle de Horários
    8. Relatórios de Trabalho
    9. Estrutura da Empresa (organograma)
    10. Fluxo de Trabalho (automação/workflow)

Nestes componentes a interface foi modernizada, com todas as partes usando a nova função “slider”. Além disso agora é possível imprimir todas as páginas do seu Bitrix24, incluindo os gráficos de Gantt. O Drive agora oferece a possibilidade de selecionar quais os arquivos serão sincronizados, economizando espaço no computador do usuário. Também é possível ver em mais detalhes onde residem os arquivos que estão tomando espaço na “nuvem”.

A função de procura (search) foi bastante melhorada, oferecendo a opção de filtrar a pesquisa por tipo de dado (leads, contatos, etc.).

Os aplicativos iOS e Android foram atualizados e vão ganhar um foco especial do desenvolvimento em 2018.

Automação com workflows recebeu mais de 30 melhorias, como sliders, envio de SMS, triggers, funções matemáticas, integração e novos métodos na API, etc.

  1. Automação de Tarefas

Regras e Gatilhos (triggers) agora disponíveis para Tarefas. Exemplos de gatilhos podem ser término da tarefa, demissão de funcionário; exemplos de regras: troca de responsável, envio de SMS ou trocar de fase/estágio.

Limite de Carga de Trabalho pode ser definido para estágios das tarefas (número de tarefas em um estado específico). Tarefas podem ser compartilhadas por várias contas Bitrix24 diferentes (exclusivo para planos comerciais).

  1. Open Channels agora é Contac Center

O Centro de Contato inclui comunicações por e-mail, Chat, Telefonia, Formulários, Mensageiros e Mídias Sociais. A configuração de todas estas ferramentas foi consolidada em um único local.

A integração de e-mail está mudando para ficar muito mais poderosa. Ficará ainda mais fácil responder, encaminhar, criar tarefas, salvar no CRM, no fluxo de atividades e mais. E-mails podem ser rastreados de forma que toda uma conversação seja salva dentro de uma tarefa. Caixas Postais compartilhadas vão permitir a várias pessoas acesso a determinados e-mails.

Chat ao vivo foi redesenhado com novas opções, cores e formato no app.

Relatórios sobre os dados do Centro de Contatos foram ampliados – com gráficos customizados e mais.

Na telefonia, podemos agora ter ramais, suporte para vários formatos de número e um número de “backup” para o caso de haver um problema com o VOIP (com a sua internet, por exemplo).

  1. CRM

A interface foi melhorada. Há novas regras e gatilhos para automação. Exemplos: automação causada pela leitura de um e-mail enviado ao cliente; ignorar feriados na automação; avanço e retrocesso de fases; e-mail sem resposta; envio de informações do gerente (escalação); criar tarefas por templates; e mais.

Leads e negócios recorrentes para clientes existentes.

Gerador de documentos para o CRM – não é mais necessário contratar ferramentas de terceiros. Criação de faturas, contratos, ordens e outros facilitada por templates.

CRM para Serviços – para restaurantes, salões de beleza, mecânicas, você pode agendar o tempo de profissionais e uso de recursos, incluindo agenda de múltiplos profissionais.

CRM Marketing – novas formas de segmentar seus leads para envio de campanhas de SMS, e-mail, mensagens, voz. Controle de SPAM, suporta DKIM, descadastramento e abuso, permite usar seu próprio servidor SMTP.

Sales Boost – segmentação de clientes para vender novamente. Exemplo: campanha para aniversariantes do mês.

Cálculo do LTV – Life Time Value – e ROI dos clientes estará disponível em breve.

  1. Sites e Lojas

Geração de sites foi incrementada com mais modelos de sites, animações, SEO, mais rapidez na carga, 100% compatível com telas pequenas, undo e redo, API para integrações e mais.

E a grande novidade: e-commerce vai estar disponível no Bitrix24 Cloud em breve!

Esse novo módulo usará a tecnologia desenvolvida por Bitrix Inc. na Europa Oriental desde 1998, através do Site Manager, onde é o CMS e-commerce número 1 (200.000 websites e 35.000 lojas online).

Os preços continuam os mesmos!

Das novidades apresentadas, muitas já estão disponíveis, outras ainda serão liberadas até setembro.

Apresentação original em Inglês:

https://www.bitrix24.com/about/blogs/tips-n-trick/meet-your-new-bitrix24-bitrix24-hong-kong-presentation.php

Como configurar CRM Forms

FORMULÁRIOS CRM são uma ótima ferramenta para capturar leads ou prospectos a partir do seu site da web. No Plano Professional você pode ter um número ilimitado de formulários, instalados em múltiplos sites. Casos de uso, além de leads, incluem requisições de contato, ouvidoria, suporte, etc. Quando o formulário é submetido os dados vão diretamente para o Bitrix24, onde podem ser salvos em leads, contatos ou negócios. Uma automação (workflow) pode ser iniciada neste momento, executando etapas do seu processo de negócio. 

Para começar com formulários da web do CRM, vá para CRM> Formulários do CRM e clique em Adicionar novo formulário:

CRM Forms I.PNG

 

Cada formulário da web na lista possui as próprias guias de ações rápidas:

  • formar link público
  • Código embutido
  • editar formulário
  • desativar / ativar o formulário

 

Como configurar um novo formulário

Principais configurações de formulário:

  • Nomeie seu formulário - o nome do formulário é um nome de sistema interno que seus clientes não verão.
  • Adicione o título do formulário e a descrição do formulário. Por outro lado, isso será mostrado para seus clientes.
  • Adicione campos ao formulário: você pode adicionar os campos padrão e personalizado de lead, contato, empresa, oferta, cotação ou fatura ao formulário com a ajuda do menu do lado direito. Clique em "+" para desdobrar os campos disponíveis para cada entidade CRM. Se você precisar adicionar um novo campo personalizado para liderar, entrar em contato, etc., vá para CRM> Configurações> Configurações de formulário e relatório> Campos personalizados.
  • Adicione produtos (serviços) ao seu formulário - se você quiser que seus clientes escolham os produtos nos quais estão interessados ou sejam redirecionados para a página de pagamento on-line (Paypal), adicione a lista de produtos ao formulário. Não se esqueça de renomear a lista de produtos. Esse nome será mostrado para seus clientes. "Escolha o produto". Clique no ícone Configurações ao lado do campo da lista de produtos para configurar: selecione produtos para adicioná-los ao formulário. Você pode tornar esse campo obrigatório, se necessário.

CRM Forms II.PNG

Design do Formulário

Verifique as ferramentas de design de formulários, como seções, separadores, quebras de linha, cores de plano de fundo e de texto. A guia Enviar também pode ser renomeada.

CRM Forms III.PNG

O tema do formulário e a imagem de fundo personalizada podem ser configurados nas opções "Mais". Você também pode desativar a assinatura do Powered By Bitrix24 (apenas para assinantes de planos comerciais).

CRM Forms IV.PNG

Você também pode usar estilos CSS personalizados.

Configurar entidades do CRM criadas após o preenchimento do formulário

Um dos blocos de configurações mais importantes para seus formulários da web está abaixo:  Aqui você pode escolher que tipo de registro de CRM será criado a partir do formulário da web preenchido - Lead, Contato, Negócio, Orçamento ou Fatura. A opção de pagamento on-line do formulário on-line também está configurada neste bloco. Ative a opção Criar fatura (Create Invoice).

Se você optar por criar um Lead e uma Fatura, um menu de configuração de fatura será exibido. Se você quiser conectar sua conta Paypal e receber o pagamento de seus clientes por meio desse item, ative a opção Encaminhar para pagamento após a conclusão deste formulário (Forward to payment page after form is completed). O Paypal pode ser configurado em Configurações> Opções de pagamento> Sistema de pagamento> Paypal.

 

CRM Forms V.PNG

 

Adicione Regras

Configurar regras de campo: você pode criar uma ou várias regras para os campos do seu formulário. Por exemplo, se o seu cliente escolher determinado produto, ele poderá ser complementado com outro produto. Outro exemplo, se o cliente escolher um produto específico, será mostrado um campo adicional a ser preenchido. As regras podem ser usadas para mostrar ou ocultar campos de formulário adicionais.

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Métricas

Adicione seu ID do Google Analytics. Nesse caso, eventos e metas serão registrados automaticamente.

CRM Forms VII.PNG

Termos de Serviços 

Ative a opção Termos de serviços e crie um novo consentimento. Você também pode ativar Aceitar Automaticamente o Contrato, que define o estado da opção inicial como marcado.

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Você sempre pode editar o formulário de consentimento depois:

 

CRM Forms IX.PNG

 

Ação de pós-envio

Adicione mensagens de sucesso e falha de envio de formulário ou defina o URL a ser redirecionado para:

 

CRM Forms X.PNG

Proteção contra SPAM

Ative a opção Proteção contra spam, que exibe os anúncios novamente no formulário.

 

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CallBack

Ative a opção de retorno de chamada caso você queira que seus agentes de vendas liguem para os clientes que acabaram de preencher o formulário.

CRM Forms XII.PNG

 

O Bitrix24 CRM discará automaticamente o cliente que acabou de preencher o formulário e o gerente responsável verá o widget de retorno de chamada.

Finalizando

Quando o formulário estiver pronto, você precisará salvá-lo e ativá-lo na página de formulários da web. Use o link público para compartilhar o formulário com seus clientes.

 

 

Regras e gatilhos de automação de CRM

As novas regras de automação Bitrix24 foram projetadas para ajudá-lo a automatizar o trabalho com registros de CRM (leads e negócios). Use regras de automação para simplificar o processo de gerenciamento de clientes e ajudar os funcionários a padronizar o processamento de leads. As regras de automação executarão ações de forma autônoma: envie e-mails, faça chamadas, etc.

Novo painel de controle do CRM

O novo formulário de deslizamento de registro de CRM está finalmente aqui! 

O administrador do site pode ativá-lo para sua conta em CRM> Mais > Configurações> Outros > Outras configurações> Geral> Configurações de exibição> Utilizar controle deslizante no visualizador e editor.

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