flag brazil Português - Portugal flag inglaterra

Blog Bitrix24

Dicas e novidades sobre o Bitrix24

O que é Computação na Nuvem ou Cloud Computing?

Em vez de residir em um "aquario" dentro da sua empresa, os recursos estão instalados em um ambiente virtual (a nuvem), cuja localização não é relevante.

Tipos de Computação na Nuvem

Nuvens Públicas e Nuvens Privadas são extremamente similares. Nuvens Híbridas são uma combinação de nuvens públicas e privadas. Uma nuvem é considerada "Pública" quando os serviços são oferecidos pela rede para uso do público.
Tecnicamente não há diferença na arquitetura de uma nuvem pública e de uma privada, mas as precauções com a segurança devem ser muito maiores quando os serviços são consumidos através de uma rede pública como a internet.
Uma nuvem privada é operada por uma única organização, gerenciada internamente ou por terceiros, e hospedada internamente ou externamente. A implementação de uma nuvem privada requer um investimento significativo e exige que a organização reavalie sua infraestrutura existente.


Vantagens e Benefícios da Computação na Nuvem

A Computação na Nuvem depende do compartilhamento de recursos para atingir as economias de escala, semelhante ao que ocorre com os serviços de utilidade pública (energia elétrica, por exemplo). Os conceitos fundamentais da computação na nuvem são a convergência da infraestrutura e dos serviços compartilhados.

O foco da nuvem é a maximização dos serviços compartilhados. Os recursos na nuvem são tipicamente compartilhados por múltiplos usuários e realocados dinamicamente de acordo com a demanda nos diversos fusos horários e geografias. Isso resulta em otimização dos recursos computacionais bem como na redução do dano ambiental, já que menos energia, refrigeração e espaço para racks é necessário.

O termo "Migração para a Nuvem" também se refere às organizações que passam do tradicional modelo de imobilização de ativos (CAPEX - compra e depreciação ao longo do tempo) para o modelo despesas operacionais (OPEX - pagamento pelo uso da infraestrutura compartilhada).

A Computação na Nuvem permite às empresas reduzir os custos de infraestrutura e concentrar seus recursos em projetos estratégicos para o negócio. Além disso, a Computação na Nuvem permite às empresas desenvolver e colocar em operação os seus aplicativos muito mais rapidamente, reduzindo os custos com manutenção e melhorando o gerenciamento. A grande flexibilidade de expandir (ou reduzir) os recursos computacionais contratados garante alinhamento com as flutuações naturais das demandas do negócio.
 

IaaS - Infrastructure as a Service

A contratação de infraestrutura como um serviço compreende o aluguel de servidores, armazenamento em disco, software e componentes de rede necessários para a criação de um datacenter completo, virtual, na nuvem. Entre as muitas vantagens desse modelo de Computação na Nuvem estão:
- custo diluído ao longo do tempo de uso dos recursos, sem a necessidade de imobilização de capital
- rapidez de instalação - em alguns minutos é possível criar um novo datacenter virtual com dezenas de servidores
- flexibilidade - a capacidade dos servidores pode ser expandida ou reduzida instantaneamente, sem parar a aplicação (ProfitBricks)
- pay per use - somente é cobrado o que for utilizado, reduzindo o desperdício
- segurança - os recursos estão hospedados em datacenter de classe mundial
- multiplas redundâncias de hardware (dados e servidores)
- sem custos de manutenção de hardware
- sem custos de atualização ou descarte
- sem custos de mão de obra para gerenciamento/operação do hardware do datacenter
- sem obrigação contratual - sem multa rescisória - sem prazo fixo